• Foto do escritorFelipe Bauer

Procissão de Sexta-feira Santa em Ivinhema revive a Paixão e Morte de Cristo

As principais ruas e avenidas da cidade de Ivinhema se encheram de fé e devoção nesta Sexta-feira Santa, em que a Procissão Penitencial atraiu uma multidão de fiéis para reviver os momentos finais da vida de Jesus Cristo. Ao som das tradicionais matracas, substituindo a festividade dos sinos, os fiéis caminharam em oração e meditação pelas ruas da cidade, refletindo sobre o significado da Via Crucis e o Sacríficio Divino realizado por Jesus Cristo, epicentro da fé católica cristã.

Na celebração presidida pelo Padre Edielson Bonin, os fiéis foram convidados a refletir sobre temas relevantes para a sociedade, como a defesa da vida e dos direitos dos mais pobres. A cada estação, foram realizadas meditações que lembravam a dor e o sofrimento de Jesus durante sua Paixão e Morte, e como seus ensinamentos ainda ecoam hoje em nossas vidas.

Na quinta estação, em frente à UEMS, o Padre Edielson destacou a importância da solidariedade e da ajuda mútua, como exemplificado pelo ato de Cirineu ao ajudar Cristo a carregar a cruz. Ele enfatizou que, assim como Cristo precisou da ajuda de outros, também nós precisamos uns dos outros em nosso caminho de vida, e que devemos reconhecer a presença de Cristo em nossos irmãos e irmãs.

"Nós também precisamos dos outros. Nosso caminho é também duro e perigoso demais para podermos vencê-lo sozinhos. E tantas vezes, orgulhosos, afastamos as mãos que nos querem ajudar. Mais ainda, pensamos que Cristo é desnecessário em nossa vida. Queremos agir sozinhos. Ao lado de mim vai: amigo, esposa, marido, pai, mãe, vizinho, companheiro do trabalho, irmão desconhecido, não posso ignorá-los. Todos juntos precisamos nos ajudar. Cristo, que eu perceba e aceite com humildade os meus irmãos Cirineus que caminham comigo e também aqueles que foram forçados a caminhar comigo."

Após a Procissão, os fiéis se reuniram na Igreja Matriz para a Celebração da Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo, um momento de profunda contemplação e renovação da fé. A celebração, que é uma das mais importantes para a comunidade cristã, é um lembrete de que a morte de Cristo na cruz é a esperança da humanidade, e que a cada dia devemos refletir sobre nossas ações e buscar a reconciliação com Deus e com nossos irmãos e irmãs.

A Procissão Penitencial e a Celebração em honra ao Cristo Morto são eventos tradicionais em Ivinhema e têm como objetivo reviver os últimos passos de Jesus antes de sua Paixão e Morte. A cada ano, centenas de católicos são atraídos para participar dessas celebrações, demonstrando a força da religiosidade e da tradição na cidade.