• Felipe Bauer

Sexta-feira Santa: Um dia de devoção e interiorização para a comunidade Ivinhemense

Atualizado: 18 de Jun de 2019

Reflexões, orações e encenações marcaram a passagem da Sexta-Feira Santa em Ivinhema. Diferentemente dos anos anteriores, a tradicional procissão luminosa da madrugada não ocorreu, em virtude da forte precipitação chuvosa que atingiu o município do anoitecer de Quinta feira Santa ao amanhecer da Sexta Feira da Paixão. Em razão disso, a Via Sacra foi transferida para a Igreja Matriz, tendo início às 05 horas.

A encenação das estações da Via Crucis, organizada pelo grupo de Jovens Kairós, propiciou aos fiéis reviver a caminhada de Jesus Cristo ao calvário. Em cada estação da via sacra foi abordado o Tema da Campanha da Fraternidade 2018 - Fraternidade e superação da Violência. Neste ano o reverendíssimo Padre Edielson Bonin, reitor do Seminário Cristo Sacerdote de Naviraí se fez presente ajudando na celebração.

O ápice da Sexta-feira se deu às 15 horas com a Celebração da Paixão e Morte de Nosso Senhor, que reuniu centenas de fiéis que não devido a chuva não conseguiram vir na madrugada. Neste horário várias comunidades estavam celebrando a Via Sacra e no final a adoração a Santa Cruz.

As comunidades contempladas com a presença dos padres e dos diáconos foram: Matriz, Nossa Senhora Aparecida (cidade), Nossa Senhora do Carmo, Santa Cruz e Nossa Senhora Aparecida (Vila Cristina). Nesta Cerimônia acontece a adoração da Santa Cruz e o tradicional beijo da cruz ou beijo no Cristo morto. Na ocasião, também se realizou orações por toda a Igreja e a distribuição da Sagrada Comunhão Eucarística, já que neste dia não se realiza missa e não se pode consagrar as espécies do pão e vinho.