Santa Missa em honra a São Cristóvão acontecerá neste domingo

No próximo domingo (29), a Paróquia São Paulo Apóstolo realizará em Ivinhema a tradicional Missa em honra a São Cristóvão, padroeiro dos motoristas e viajantes.

A cerimônia iniciará às 08 horas na Igreja Matriz, contando com carreata e benção dos veículos após seu encerramento.

A população é convidada a comparecer com seus carros, motos, veículos profissionais e chaves para serem abençoados por Deus sob a intercessão de São Cristóvão.

O Início da História de São Cristóvão

São poucos os dados sobre o início da vida de Ofero Relicto (seu nome de batismo), mas o pouco que sabemos é importante para entender quem foi São Cristóvão. Sabe-se que ele nasceu em Canaã, no século III e que era o filho primogênito do rei de Canaã.

Mas desde a infância ele já transparecia a sua ambição, e quando cresceu, se tornou um homem alto e forte, por isso virou um guerreiro. Ofero era temido pelo seu porte físico e por todas as suas habilidades para batalhar.

Para entender quem foi São Cristóvão, precisamos relatar também que além das habilidades como guerreiro, ele tinha o desejo de servir ao mais poderoso e maior rei de todos. E no seu entendimento, o maior e mais poderoso rei era Satanás.

Quem Foi São Cristóvão e a Sua conversão

Nesse desejo de servir ao maior rei de todos, e após servir ao imperador de Canaã e a Satanás, ele acabou notando que a ambos faltava a verdadeira coragem, pois o imperador temia ouvir o nome do diabo e o próprio Satanás se assustou ao ver uma cruz em uma estrada.

Enquanto estava um pouco desiludido com a sua busca pelo rei mais poderoso para poder servi-lo, ele conheceu um eremita que o batizou e educou na fé cristã, e ele percebeu que Jesus era o maior, mais poderoso e mais corajoso de todos os reis.

A partir daí ele começou a ajudar a todos que podia, das mais diversas maneiras, mas como era muito alto e muito forte, costumava ajudar pessoas a atravessar um rio.

Até que um dia, um menino lhe pediu que o ajudasse a atravessar o rio, porém quanto mais ele andava, mais pesado o menino ficava, e durante a travessia o menino disse que ele levava nos ombros o peso do mundo!

Ao chegar na outra margem Ofero disse: “O mundo não é mais pesado do que tu!”

E o menino lhe disse: “Tu levaste sobre os ombros, mais do que o mundo todo – levaste o seu Criador! Eu sou o Jesus que tu serves!”

E a partir desse dia ele passou a ser chamado de Cristóvão – O condutor de Cristo.