Paróquia São Paulo Apóstolo e o rito das entregas

Já é de conhecimento de uma boa parte dos fiéis católicos sobretudo dos coordenadores e dos catequistas que a Igreja no brasil está retomando o Ritual da Iniciação Cristã de Adultos o RICA. A catequese de INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ DE ADULTOS, pede que se faça um “retorno” à Igreja dos primeiros séculos.

É certo que este “retorno”, tem necessidade de uma atualização, sobretudo nos tempos em que vivemos. Então, a santa Mãe Igreja apresenta-nos orientação que nos ajudam a fazer uma catequese de “inspiração catecumenal” e tais orientações são encontradas no DNC – Diretório Nacional de Catequese e no Documento da Conferência de Aparecida além das publicações da CNBB, principalmente no Estudo 97 e na III Semana Brasileira de Catequese.

O RICA, procura disciplinar os adultos para compreender o valor e a riqueza dos sacramentos, em especial o Batismo, a Crisma e a Eucaristia. A “catequese mistagógica” pede que se volte a “conduzir” os catecúmenos ao mistério da fé. Mistério este que é enriquecido de simbologia e ritos.

Durante o tempo do catecumenato, o RICA prevê a entrega de alguns símbolos que enriquece a vida do catecúmeno e o ajuda a descobrir a sua vocação e a aderir mais perfeitamente a proposta de Iniciação a Vida Cristã. Na matriz um grupo de catequizando participaram do rito de entrega da Palavra.

A celebração de entrega dos símbolos e dos ritos da Iniciação Cristã, são especiais demais para que se faça apenas por fazer ou que somente se pense que é bonito. A comunidade precisa se envolver e sentir o quão especial são esses ritos na vida da própria comunidade e deve buscar cuidadosamente para não “achar” que é um ritualismo desnecessário e demorado que acaba atrasando a celebração. Podemos afirmar que não é um roteiro que o padre e a coordenação da catequese com os catequistas inventaram é a própria igreja que nos apresenta um itinerário. Cabe a nós fazer com que cada cristão se apaixone profundamente pela nossa Igreja e queiram permanecer nela.

A Paróquia São Paulo Apóstolo vivenciou este momento importante no dia 28 de março em sua caminhada Pastoral. O processo mistagógico continua acontecendo até cumprir as devidas etapas e formar definitivamente discípulos e missionários.

Pe. Eurico Martins