Paróquia de Ivinhema celebra Vigília de Pentecostes

A Comunidade Católica de Ivinhema se reuniu neste último sábado (19), na Igreja Matriz São Paulo Apóstolo, para participar da Solene Missa da Vigília de Pentecostes, celebrada pelo Padre Eurico Martins juntamente do Padre Declair.

A celebração contou com a presença de fiéis e membros de diversas pastorais, movimentos e comunidades de nossa paróquia.

Após a acolhida, o Pároco Padre Eurico Martins realizou o Rito do apagar do Círio Pascal, que foi aceso inicialmente na Celebração da Vigília Pascal. O Círio Pascal é a grande vela acesa que simboliza o  Senhor Ressuscitado. É o símbolo mais destacado do Tempo Pascal, que fica sobre um elegante suporte enfeitado. A palavra “círio” vem do latim “cereus”, de cera, o produto do labor das abelhas.

Ao final da celebração, foi realizada a exposição do Santíssimo Sacramento para a Vigília com adoração, que estendeu-se até a meia noite.

FESTA DE PENTECOSTES

Na Solenidade de Pentecostes celebramos a festa da Igreja, que nasceu do lado aberto de Cristo e manifestou sua missão no dia de Pentecostes. A Igreja nasce, não de organizações e instituições, mas da força carismática, do carisma que Deus infunde no coração e nos lábios daqueles apóstolos. Depois de ter passado quarenta dias com seus discípulos, Jesus Ressuscitado subiu ao céu. E no quinquagésimo dia, enviou o Espírito Santo. Ele prometeu esse envio. Jesus desejou esse envio, precisava desse envio para ficar para sempre conosco. Justamente por isso, o fim último da economia da salvação no desígnio do Pai foi o envio do Espírito Santo. Com isso se conclui essa fase da economia salvífica e é inaugurado o tempo da Igreja, a última fase da história da salvação.

A liturgia dessa Solenidade é carregada de significado para nós hoje, que vivemos num mundo em discórdia e divisão, imerso num secularismo que despreza o sagrado, desconhece Deus e por isso está agonizando, por falta de amor. Mas, não só numa dimensão social mais ampla. Também numa esfera mais intimista, nós, em nossas vidas, semeamos discórdias, e muitas vezes sem perceber. A Solenidade de Pentecostes é a solenidade do Amor.