• Renan Gabriel

Memórias, que não são póstumas, mas presentes e vividas com intensidade!

As memórias existem para serem contadas ou vividas? Nem tudo está ao nosso alcance. Nem sempre fazemos aquilo que queremos, ou ao menos, sonhamos. Nem sempre um sorriso revela o nosso interior. As pessoas nem sempre são aquilo que imaginávamos que fossem. No final, poucos perguntarão como foi o seu dia. Aos que fizerem isso, apeguese a eles, pois são poucos. Com certeza, serão os mesmos a chorarem contigo e a compartilharem os melhores momentos, as melhores memórias. De fato, elas existem! Ora passageiras, ora permanentes. O importante é que sempre estarão ali na estante em uma bela foto ou, até mesmo, em um baú, pois não vale a pena viver apenas de passados, estes sombrios, às vezes. O presente é mais sublime. Em contrapartida, percorremos inúmeras estradas como, se em seu percurso, tudo fosse ficando mais claro, mesmo em meio aos buracos. Certa noite, tomei este caminho, pois precisava chegar a um determinado lugar. Pessoas me aguardavam. Comigo apenas o desejo de chegar logo e conhecer rostos novos; histórias novas; desvendar novas memórias. Impressionante como Deus se revela nos detalhes mais simples. Lá havia uma senhora que ansiosamente puxava os cânticos da missa, em uma pequena capela repleta de fiéis. Quão singela era a sua arquitetura, meu Deus! Um pequeno sacrário; uma vela; algumas flores e uma tolha muito bem passada. Harmonicamente contrastava-se os olhos atentos às palavras do padre. Eu não precisaria de mais nada, pois Deus ali estava! As memórias pulavam no coração. Ali, de fato, compreendi o meu ministério. É preciso tocar os corações, principalmente, com a nossa maneira de viver o cristianismo. Ser cristão é deixar-se inebriar pelas palavras do Evangelho, que sempre nos libertam e nos conduzem à produção de novas memórias. No fundo, almejamos encontrá-las em algum momento de nossa vida. Uma prece elevei aos céus: Que eu nunca perca o foco e saiba amar sempre mais, que as correções sejam sempre uma oportunidade de nos tornarmos melhores. E que a minha vontade nunca prevaleça, pois, se assim for, não serei capaz de produzir frutuosas memórias. Viver é divino! Encontrar as pessoas e poder abraçá-las é edificante. Lembra-nos os gestos de Jesus que sempre afagava as pessoas sem as distinguirem. Quantos encontros aconteceram, quantas memórias foram mudadas! Tudo isso mediante ao diálogo, à capacidade de conhecimento e à imensa alegria de entrar na intimidade, no profundo da existência humana, ao coração. Ouvir com o coração e não apenas com os ouvidos, falar de Deus! Os verdadeiros amigos são aqueles que nos levam a Deus e com Ele nos ajudam a produzir e a viver as melhores e mais distintas memórias: as do amor!

Pe. Edielson Bonin de Pádua