Forania de Ivinhema promove formação para Leigos

Neste domingo (10), foi realizado na Comunidade Nossa Senhora Aparecida da Paróquia São Paulo Apóstolo, uma formação para leigos de toda a Forania de Ivinhema, circuncisão eclesiástica esta que compreende os municípios de Angélica, Jateí, Novo Horizonte do Sul e Ivinhema.

O encontro iniciou-se as 8 horas da manhã com a Santa Missa presidida pelo Forâneo Padre Eurico Martins, que em sua homilia destacou a importância do leigo no processo da Evangelização " O leigo é convidado, através do mandato que todos nós batizados recebemos enquanto discípulos e missionários de ir e levar a boa nova do Evangelho a todas criaturas, seja no trabalho, na família, na vida em comunidade. O leigo é aquele que leva a mensagem da Igreja onde nós, ministros ordenados, muitas vezes não conseguimos. Por isso é muito importante que a nossa postura seja a de outro Cristo, para que observando nossas atitudes, as pessoas vejam que ali está a Igreja."

Após a Santa Missa foi servido um pequeno café, e depois do café iniciou-se a formação com o Assessor Regional do Conselho de Leigos - Moisés Rocha e também do representante do Coordenador Diocesano para o Conselho de Leigos.

Foram abordas diversas temáticas, dentre elas: " Quem são os leigos?" , " Importância do Laicato na vida da Igreja" , " Como exercer meu papel de anunciador do evangelho na atualidade?", para melhor compreensão das proposições supracitadas foram utilizados documentos conciliares e do Conselho Nacional dos Bispos do Brasil - a CNBB.

Este momento é um estimulo para a protagonização dos leigos em nossas comunidades, proposta essa que o Ano Nacional do Laicato busca oferecer conclamando-os a serem “verdadeiros sujeitos eclesiais” (DAp, n. 497a), como “sal, luz e fermento” na Igreja e na sociedade, fortalecendo a articulação das redes de comunidades propostas pelo Documento 100 da CNBB.