CPP E CAE participam de Formação Foranial

Foi realizado neste sábado (23), na Sala de Reuniões da Comunidade Matriz, uma formação para membros do CPP - Conselho de Pastoral Paroquial e CAE - Conselho de Assuntos Econômicos . Contou com a participação das paróquias integrantes da Forania de Ivinhema (Angélica, Novo Horizonte do Sul, Jateí e Ivinhema).

O encontro teve enquanto premissa servir como apresentação e reflexão das novas diretrizes diocesanas para contabilidade e recursos humanos da Diocese de Naviraí, sendo conduzido pela Secretaria Diocesana Simone Ferreira e pelo Diácono Silvio Jair - Ecônomo Diocesano.

" Estas diretrizes querem ser um instrumento que facilita a nossa ação pastoral e administrativa. (...) A Diocese de Naviraí renova e apresenta sua normativa comum, e as adota como elementos fundamentais para regular o desenvolvimento das atividades empreendidas em nossa Diocese particular de Naviraí (...) uniformando, assim o trabalho em conjunto como família diocesana. " ( Introdução - DDAP - Diocese de Naviraí)

CPP e CAE

O Conselho Paroquial Pastoral, CPP, é um grupo de leigos que assume, junto com os padres da paróquia, a condução da comunidade paroquial. Os membros do CPP são aqueles que têm o cuidado pastoral paroquial, ou seja, líderes, agentes de pastoral, coordenadores de pastorais, movimentos e serviços, representante dos religiosos e religiosas e os padres da paróquia.

O CPP tem como competência a tratativa de assuntos de pastoral. Suas finalidades são: O cuidado com o planejamento, a execução e a avaliação das resoluções e compromissos assumidos; o acompanhamento de toda a vida pastoral da comunidade paroquial; e o zelo pela unidade na caminhada pastoral da paróquia. Ele é um órgão tanto de reflexão e planejamento como de ação. Sua principal missão, contudo, é levar a comunidade paroquial a assumir a fé de forma concreta.

O Conselho de Assuntos Econômicos ou CAE, é um, órgão obrigatório, segundo o Canône 537 do Código de Direito Canônico, é regido pelas normas do direito universal e pelas normas dadas pelo Bispo Diocesano. Seus membros são escolhidos na comunidade, para que auxiliem o pároco na administração dos bens da Paróquia e nas tomadas de decisões que envolvam investimentos financeiros, análises de contratos de prestadores de serviços, obras, administrativos etc. É ele quem dá sustentação a toda atividade da Igreja.