• Felipe Bauer

Comunidades Paroquiais celebraram, na noite desta Quinta-Feira Santa, a Ceia do Senhor com cerimônia

Atualizado: 18 de Jun de 2019

Na noite desta Quinta-feira Santa, várias comunidades paroquiais de Ivinhema, realizaram a tradicional Celebração da Ceia do Senhor, com a cerimônia do Lava-pés. A Igreja Matriz São Paulo Apóstolo contou com a presença de vários fiéis durante a solenidade.

As celebrações foram presididas pelos Padres e Diáconos da cidade de Ivinhema, contando também com o auxílio do Padre Edielson Bonin, reitor do Seminário Cristo Sacerdote em Naviraí.

Esta celebração, faz memória da última ceia realizada por Jesus com os seus discípulos. Naquela ocasião, Cristo instituiu a Eucaristia, sua presença real no pão e no vinho que se transformam em seu corpo e sangue. As espécies eucarísticas são comungadas até hoje por nós católicos em toda Santa Missa como sinal de aliança com Nosso Senhor Jesus Cristo.

As sagradas escrituras também relatam que, naquela noite, após a Santa Ceia, Jesus lavou os pés dos 12 discípulos, dando a eles o exemplo de humildade uns com os outros. Gesto este que foi repetido pelos celebrantes durantes as cerimônias realizadas nesta quinta-feira em nosso município.

Ao final das Celebrações, o Santíssimo foi exposto para ser adorado e em algumas das comunidades foi realizada a Vígilia Eucarística, que perdurou até as 15 horas desta sexta-feira.

As cerimônias foram realizadas nas seguintes comunidades: Igreja Matriz, Comunidade Nossa Senhora Aparecida (B. Piravevê), Comunidade Nossa Senhora do Carmo, Comunidade Santa Cruz e Comunidade Nossa Senhora Aparecida da Vila Cristina.