Qual o significado do beijo no altar?

O beijo ao altar tem um endereço: não é propriamente para o mármore ou a madeira do altar, mas para o Cristo, que é o centro de nossa piedade.

Que sentido tem beijar a mesa na liturgia cristã? Antes de tudo, trata-se de um sinal de veneração pela mesa comum, na qual se celebra a ceia do Senhor. Com o tempo, quando já não se via perigo de confusão com os chamados cultos ‘pagãos’, a mesa foi sendo chamada de ‘altar’ e considerado representação simbólica de Cristo que é pedra angular, rocha espiritual, único templo, altar, sacerdote e vítima da nova aliança.

Esse beijo tem um sentido muito profundo. O altar é a Cruz onde se realizará o sacrifício de Cristo, pois nele, assim como na cruz, estará o Corpo, Sangue, Alma e Divindade de Nosso Senhor.

O sacerdote beija o altar como um gesto de adesão ao sacrifício de Cristo. Beijando o altar, é como se o sacerdote dissesse: “Estou aqui para me unir ao teu sacrifício, Senhor!” Esse é um beijo de consolo ao coração de Jesus que recebeu de Judas um beijo traidor.

E, como o sacerdote sobe ao altar como ungido pela Igreja para oferecer em nome Dela o sacrifício pelos pecados do homem, o beijo no altar é o beijo dado pela Igreja, Esposa de Cristo, ao seu Esposo e Senhor.

Na foto: o Padre beija o altar depois da bênção final da Santa Missa.
Categorias:

Sobre direitos autorais

Quaisquer conteúdos vinculados ou publicados neste site estão protegidos em lei por Direitos Autorais e caso você deseje republica-los ou vincula-los ao outros meios de comunicação sejam estes: Sites, Jornais,Televisão ou rádio deverá ser realizado a citação de fonte sendo nós ou não.